O que é
O Núcleo Negro Unesp para Pesquisa e Extensão surgiu em 2000, com o propósito de aproximar a questão negra e a universidade.
Desde então, o NUPE já produziu uma revista, realizou encontros e conferências para fazer valer seus objetivos: internalizar os estudos sobre a temática racial na Unesp, gerar conhecimento novo e relevante quanto à questão do negro e divulgar os conteúdos produzidos.
O NUPE faz parte do Programa Unesp de Integração Social Comunitária - PISC, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária. É formado por professores, pesquisadores e estudantes que pensam e dialogam sobre o negro no Brasil.
Cerca de seis campi da Unesp articulam o NUPE em suas unidades no território de São Paulo. Este é o canal de exposição do material produzido pelo Núcleo no câmpus de Bauru.
Conheça o periódico publicado semestralmente entre 2002 e 2010 pelo NUPE. As publicações tinham como foco as questões da sociedade e das culturas brasileiras, da etnicidade e da diáspora africana.
O Mosaico é uma plataforma para as/os afro-empreendedoras (es) de Bauru. Por aqui você conhece os arranjos que trabalham com economia criativa para valorizar a cultura negra.
O NUPE em Bauru no Departamento de Comunicação Social, na Faculdade de Artes Arquitetura e Comunicação da Unesp. Para maiores informações, clique aqui.