top of page

Conheça os profissionais negros que ganharam o Oscar


(imagem: Observatório do Cinema)

O Oscar é o maior e mais importante prêmio entregue pela industria cinematográfica, e premia seus concorrentes em diversas categorias diferentes todos os anos. A cerimônia é promovida pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, criada em 1927.

Com a temporada de premiações aberta em Hollywood, e a aproximação do Oscar 2018, que acontecerá no dia 4 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos, vale relembrar os 18 negros que levaram a estatueta para casa ao longo de suas 89 edições. Conheça-os:

Hattie McDaniel

(imagem: Mulheres no Cinema)

A atriz foi a primeira pessoa negra a receber o maior prêmio do cinema mundial. Hattie foi consagrada como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme "E o Vento Levou" (1939).

Sidney Poitier

(imagem: USA Today)

Sidney foi o primeiro ator negro a ser premiado com o Oscar de Melhor Ator, em 1964. O trabalho que lhe rendeu a estatueta foi no filme "Uma Voz Nas Sombras" de 1963.

Em 2002, Sidney Poitier também receber o prêmio do Oscar Honorário “por suas performances extraordinárias e presença única na tela e por representar a indústria com estilo, dignidade e inteligência”.

Louis Gossett Jr.

(imagem: New York Film Academy)

Louis, assim como Hattie, também foi o pioneiro na categoria Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio foi graças a sua atuação no longa "A Força do Destino" de 1982.

Whoopi Goldberg

(imagem: Cine com Pipoca)

Whoopi fez grande sucesso com a personagem Oda Mae no filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida", de 1990. E foi por essa atuação que ela se consagrou Melhor Atriz Coadjuvante, levando o Oscar para casa.

Denzel Washington

(imagem: Free Republic)

O ator é vencedor de dois Oscars. O primeiro prêmio veio em 1990, como Melhor Ator Coadjuvante no filme "Tempo de Glória". Em 2002, Denzel se consagrou Melhor Ator, por seu trabalho no longa "Dia de Treinamento".

Cuba Gooding Jr.

(imagem: Hoje é um bom dia)

Cuba recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em 1997, atuando em "Jerry Maguire – A Grande Virada", do diretor Cameron Crowe.

Halle Berry

(imagem: Sam Sylk)
Halle se consagrou por seu papel no filme "A Última Ceia", e na cerimônia do Oscar de 2002 se tornou a primeira atriz negra a ser premiada na categoria Melhor Atriz.
Jamie Foxx
(imagem: Famous biographies)
Em 2005, Foxx consagrou-se na categoria Melhor Ator, por sua incrível atuação na cinebiografia "Ray", no papel do pianista norte-americano Ray Charles.
Morgan Freeman
(imagem: Today.com)
Morgan recebeu sua estatueta em 2005, em sua quarta indicação ao prêmio. O ator foi eleito Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Menina de Ouro". Em suas outras participações, Freeman concorreu por suas atuações nos longas "Armação Perigosa" (1967), "Conduzindo Miss Daisy" (1989) e "Um Sonho de Liberdade (1994)". Em 2010, Morgan Freeman também recebeu uma indicação pelo filme "Invictus".
Jennifer Hudson
(imagem: Sítios Argentina)
Atuando em "Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho", Jennifer recebeu o Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em 2007.
Forest Whitaker
(imagem: listal.com)
O ator foi eleito como Melhor Ator, em 2007, por sua interpretação do ditador africano Idi Amin, no filme "O Último Rei da Escócia", de 2006.
Mo’Nique
(imagem: Pinterest)
Mo'Nique foi premiada por sua atuação no drama "Preciosa - Uma História de Esperança", em 2010. A atriz se consagrou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.
Octavia Spencer
(imagem: Grande Mother Africa)
Octavia levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como a empregada doméstica Milly, no longa "Histórias Cruzadas", em 2012.
A atriz era a favorita na categoria naquele ano, e havia conquistado o Globo de Ouro pela mesma atuação.
Lupita Nyong’o
(imagem: E!)
Lupita, que é nascida no Quênia, recebeu o Oscar em sua primeira atuação em um longa metragem, foi eleita na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Doze Anos de Escravidão". Nyong’o também recebeu os prêmios do sindicato dos Atores, o Globo de Ouro e o Critics Choice por sua interpretação.
Steve McQueen

(imagem: independent.co.uk)

Em 2012, o Oscar de Melhor Filme, o principal prêmio da cerimônia, foi entregue ao diretor Steve McQueen, pelo longa "Doze Anos de Escravidão". Steve foi o primeiro cineasta negro a ser premiado.
Mahershala Ali
(imagem: Baltimore Sun)
Mahershala recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação do traficante Juan, no longa "Moonlight-Sob a Luz do Luar". Ali é o primeiro muçulmano a receber um prêmio da Academia.
Viola Davis
(imagem: Revista Donna)
Viola foi consagrada como Melhor Atriz Coadjuvante atuando no filme "Um Limite Entre Nós", que foi dirigido e estrelado pelo ator Denzel Washignton. Davis já havia sido indicada duas vezes ao Oscar, como Melhor Atriz pelo filme "Histórias Cruzadas", de 2011, e como Melhor Atriz Coadjuvante por "Dúvida", de 2008.
Barry Jenkins
(imagem: PopSugar)
Barry foi coroado pelo melhor filme em 2017, o diretor de "Moonlight - Sob a Luz do Luar", também foi premiado como Melhor Diretor e seu filme como Melhor Roteiro Adaptado. Jenkins também foi vencer do Globo de Ouro com seu longa.
Fonte: Afrokut.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page